Investigação
Autonomia e independência de mobilidade
Estudo da independência de mobilidade das crianças portuguesas. Variações geográficas e geracionais da independência de mobilidade. Estratégias para a promoção da mobilidade ativa e autónoma.
Competência motora
Avaliação da competência motora e das suas componentes de estabilização, locomoção e manipulação ao longo da vida. Estudo das variáveis que influenciam a competência motora. Relação com a atividade física e indicadores de saúde.
Desenvolvimento e aprendizagem de padrões motores
Efeitos da estrutura e organização da prática na aprendizagem de movimentos. Efeitos de diferentes designs de aprendizagem, em ações manipulativas, locomotoras e posturais, extensivo a populações especiais (e.g., Parkinson). Estudo do desenvolvimento de padrões motores de bebés (ex: marcha) e crianças (ex: andar de bicicleta), com diferentes tipos de constrangimentos. Avaliação de padrões motores em crianças com desenvolvimento típico e atípico.
Perceção de affordances de risco ao longo do desenvolvimento
Criação e análise de ‘paisagens’ de possibilidades de ação
Criação e análise de ‘paisagens’ de possibilidades de ação em contextos competitivos como os desportos de equipa. Estas paisagens permitem a ilustrar a dinâmica de coordenação de comportamentos colectivos em contextos cooperativos e competitivos.
Formação de sinergias interpessoais e intrapessoais
Análise da formação de sinergias interpessoais em contextos cooperativos e competitivos como os desportos de equipa (e.g., Rugby, Futebol), desportos de raquete (e.g., Badminton), desportos aquáticos (e.g., Remo). Análise da formação de sinergias que expressam padrões de coordenação na execução de uma acção motora. Alterações nos padrões de coordenação de uma acção motora por efeito da prática e por efeito de aprendizagem motora.